Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista de Ciências Agrárias
versão impressa ISSN 0871-018X
Resumo
SANTOS, Leandro Pereira dos; AVELAR, João Marcos Borges; SHIKIDA, Pery Francisco Assis e CARVALHO, Maria Auxiliadora de. Agronegócio brasileiro no comércio internacional. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2016, vol.39, n.1, pp.54-69. ISSN 0871-018X. https://doi.org/10.19084/RCA15065.
O objetivo deste trabalho é analisar a inserção do agronegócio brasileiro no comércio internacional de produtos agrícolas, buscando verificar o posicionamento geral do país e também dos produtos exportados, considerando o período compreendido entre o triênio 1999-2001 e o triênio 2009-2011. O desempenho é avaliado por meio da participação do país e de seus produtos nas importações mundiais. A Metodologia de análise é o modelo apresentado por Fajnzylber (1991). Os resultados mostram que o agronegócio brasileiro tem um posicionamento positivo, pois tanto a classificação global como também de parte significativa dos produtos de sua pauta de exportações se encontram em situação ótima, de acordo com o enfoque metodológico adotado.
Palavras-chave : agronegócio; comércio internacional; competitividade.