SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número14Uso da termografia infravermelha para redução do risco de infecções nosocomiais cruzadas durante a pandemia de COVID-19: aplicação potencial em instituições de cuidado à saúdeQualidade de vida e a autoperceção da saúde relacionada com a saúde oral: o caso particular de idosos institucionalizados índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

COSTA, Dina; MALTEZ, Filomena; MOTA, Liliana  e  PRINCIPE, Fernanda. Relevância da informação no regresso a casa do idoso após cirurgia da catarata: perspetiva dos enfermeiros. Mill [online]. 2021, n.14, pp.21-28.  Epub 30-Abr-2021. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0214.20801.

Introdução:

A catarata, associada ao processo de senescência, conduz a alterações visuais que condicionam a vida diária. Sendo o tratamento cirúrgico, é fundamental que os enfermeiros estejam capacitados para identificar as potencialidades e as dificuldades do idoso, no sentido de facilitar a sua transição saúde/doença no regresso a casa.

Objetivo:

Explorar a informação que os enfermeiros relevam na preparação do regresso a casa da pessoa idosa submetida a cirurgia de catarata.

Métodos:

Estudo de investigação qualitativo; colheita de dados com recurso à técnica de focus group, com base numa amostra intencional composta por 6 enfermeiros; análise de dados efetuada com categorização à posteriori de acordo com Bardin (2015).

Resultados:

Emergiram três categorias: “Fatores facilitadores/inibidores” (idade, capacidade cognitiva, consciencialização da situação clínica e socioeconómicos), “Gestão do regime terapêutico” (regime medicamentoso e preparação prévia) e “Promoção do potencial de autonomia” (capacitação e gestão organizacional).

Conclusão:

O reconhecimento da informação relevante, na preparação do regresso a casa, permite a definição de roteiros clínicos tendo em vista a melhor tomada de decisão, em prol da garantia da qualidade e continuidade dos cuidados.

Palavras-chave : idoso; regresso a casa; extração de catarata; enfermeiras e enfermeiros.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )