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Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health
versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X
Resumo
GHEZZI, Joyce Fernanda Soares Albino et al. Experiências de estudantes de medicina e enfermagem com o método da problematização. Mill [online]. 2022, n.esp10, pp.47-55. Epub 29-Jul-2022. ISSN 0873-3015. https://doi.org/10.29352/mill0210e.26086.
Introdução:
Buscando atender aos pressupostos das Diretrizes Curriculares Nacionais são propostas metodologias ativas de aprendizagem, uma vez que colocam os estudantes como figura central do processo de aprendizagem enquantoo professor assume o papel de mediador e incentivador.
Objetivo:
Descrever as experiências de estudantes de Medicina e Enfermagem inseridos na prática profissional sob a lógica da problematização.
Métodos:
Pesquisa qualitativa realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com estudantes de Medicina e Enfermagem de uma IES, no ano de 2018. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo na modalidade temática e discutidos à luz da problematização.
Resultados:
Os dados foram categorizados em três temas: a problematização no cenário de prática profissional; a influência do facilitador na aplicabilidade da problematização; fragilidades da problematização no cenário de práticas profissionais.
Conclusão:
De acordo com os estudantes, a articulação entre teoria e prática é favorecida pelo cenário prático. No entanto, o facilitador e o vínculo com a unidade de saúde influenciam, de maneira considerável, o desempenho do estudante.
Palavras-chave : educação em saúde; prática profissional; atenção primária à saúde.