Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health
versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X
Resumo
SOBRAL, Sandrina; PASSOS, Clotilde; RIBEIRO, Célia e FONSECA, Paula. Práticas de comunicação de responsabilidade social empresarial no setor bancário português. Mill [online]. 2022, n.esp11, pp.33-46. Epub 31-Dez-2022. ISSN 0873-3015. https://doi.org/10.29352/mill0211e.25791.
Introdução:
Num mundo marcado pela globalização, onde as organizações são obrigadas a ajustar seus objetivos às notórias mudanças ambientais e sociais, bem como à proeminente crise de valores, a sociedade despertou para a importância da responsabilidade social empresarial (RSE). As práticas de comunicação de RSE promovem e disseminam iniciativas baseadas em princípios sociais e éticos, mobilizando as empresas para a sua adoção e participação.
Objetivo:
Realizar um levantamento da tipologia das ações de RSE comunicadas pelo setor bancário português, bem como avaliar a perceção dos bancários sobre o assunto.
Métodos:
O estudo é desenvolvido segundo uma tipologia descritiva e exploratória e utiliza a metodologia de estudo de caso numa instituição bancária.
Resultados:
Os resultados indicam a existência de múltiplas ações de divulgação, nomeadamente socioambientais, principalmente voltadas para a comunidade externa, amplamente conhecidas e reconhecidas pelos colaboradores.
Conclusão:
As descobertas fornecem informações valiosas para profissionais do setor bancário e estabelecem as bases para pesquisas futuras.
Palavras-chave : comunicação; divulgação; responsabilidade social empresarial; bancos; Portugal.