SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroESP13Inteligência emocional em estudantes do ensino superiorA enfermagem familiar e o modelo dinâmico de avaliação e intervenção familiar índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

PEIXOTO, Daniela; RAMOS, Joana; ALMEIDA, Paulo  e  PIMENTEL, Iva. Como melhorar a saúde das crianças e dos adolescentes? Algumas preocupações, conselhos e reflexões. Mill [online]. 2023, n.esp13, e29495.  Epub 31-Dez-2023. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0213e.29495.

Introdução:

Os cuidados de saúde primários representam o primeiro nível de intervenção dos serviços de saúde. Em idade pediátrica, uma vigilância rigorosa é de extrema importância, pois influencia o crescimento e o bem-estar biopsicossocial, com repercussões na idade adulta.

Objetivo:

Descrever as principais preocupações sentidas nas consultas de vigilância de saúde infantil e juvenil durante o estágio de cuidados de saúde primários e fazer uma revisão das questões que deverão merecer especial atenção nestas consultas.

Métodos:

Análise retrospetiva dos parâmetros avaliados nas consultas de saúde infantil e juvenil durante um estágio de seis meses numa Unidade de Saúde Familiar modelo A.

Resultados:

Durante o estágio, realizámos 423 consultas, das quais 385 de vigilância (91%). Os principais motivos de preocupação foram erros na alimentação (n=48; 11,3%), na higiene oral (n=36; 8,5%) e nos hábitos de sono (n=52; 12,3%) e as perturbações ao nível do neurodesenvolvimento (n=32, 7,6%).

Conclusão:

Nas consultas de saúde infantil e juvenil deve ser feita uma avaliação completa de acordo com a idade e o aconselhamento para um crescimento saudável. Devem valorizar-se os cuidados antecipatórios e quando detetados sinais de alarme, a intervenção deve ser precoce. A vigilância da saúde infantil e juvenil é um importante desafio na promoção da saúde e prevenção da doença das crianças e adolescentes. É fundamental haver a cooperação entre os médicos, familiares/cuidadores e profissionais que lidam com as crianças no dia a dia.

Palavras-chave : criança; adolescente; consulta; vigilância; saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )