SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número23Sistematização das práticas de marcação do local do estoma em doentes submetidos a cirurgia não planeada: projeto de melhoria da qualidadeImplicações sobre o uso de ventilação mecânica não invasiva no domicílio, na perspetiva do indivíduo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

MIRANDA, Joana; BORGES, Liliana  e  GODINHO, Celeste. Novas tendências na diversificação alimentar do latente vegetariano: da evidência à prática clínica. Mill [online]. 2024, n.23, e31947.  Epub 30-Abr-2024. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0223.31947.

Introdução:

A alimentação é um forte determinante em saúde e um ato de expressão de carinho. A par de um vasto conjunto de atualizações na diversificação alimentar no latente, assiste-se a uma mudança paradigmática e cultural, surgindo novas tendências alimentares nas dietas familiares. Existem também evidências dos benefícios para a saúde do consumo de alimentos de origem vegetal e para a sustentabilidade do planeta.

Objetivo:

Após necessidade identificada na prática, este estudo teve por objetivo sistematizar as perspetivas dos profissionais de saúde na diversificação alimentar do latente vegetariano, sustentando medidas na melhoria da qualidade dos cuidados.

Métodos:

De acordo com os princípios metodológicos de uma revisão sistemática, foram utilizadas as plataformas EBSCO e PUBMED, com base no protocolo PRISMA, sendo aferidos os termos como descritores MesH Browser, do qual se extraíram 13 artigos.

Resultados:

Com esta revisão foi possível mapear a evidência científica atual e identificar paralelismos entre os estudos encontrados, normas das entidades de referência europeias e a prática clínica, promotores de uma intervenção de enfermagem mais sustentada.

Conclusão:

Os resultados obtidos constituem relevância para melhor capacitar as famílias, por profissionais especializados e detentores de formação adequada. É importante a produção de mais conhecimento, com ênfase no planeamento e acompanhamento da dieta, no sentido da mitigação de riscos de carências nutricionais (suplementação adequada e individualizada), que poderão comprometer o desenvolvimento da criança.

Palavras-chave : profissionais de saúde; dieta vegetariana; primeira infância; desenvolvimento infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )