SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número23Evitamento do enfermeiro ao processo de capacitação do cuidador informal: perspetivas sobre os fatores condicionantesBiohacking & transhumanismo, mapeamento de discursos emergentes: uma revisão bibliométrica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

VILLA-MURILLO, Adriana; COSTA, Luís  e  VASQUEZ, Carlos. Uma proposta metodológica para abordar o fenômeno da deserção académica a partir de um modelo de predição inteligente: um estudo de caso. Mill [online]. 2024, n.23, e31378.  Epub 30-Abr-2024. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0223.31378.

Introdução:

A deserção universitária é atualmente considerada um fenômeno complexo que vai além do número de estudantes não matriculados, e que vem em contínuo crescimento sobretudo nos primeiros anos de estudo.

Objetivo:

No presente estudo, é proposto um modelo de predição que combina Análise de Sobrevivência, Árvores de Decisão e Random Forest, sob a filosofia de Machine Learning, para o diagnóstico precoce dos possíveis fatores de deserção em estudantes universitários.

Métodos:

A proposta consiste em 3 fases: a Análise de Sobrevivência que permite estimar a probabilidade de permanência do aluno (sobrevivência). A fase 2 parte do valor de probabilidade obtido na fase anterior e o utiliza como variável resposta no processo de modelagem baseado em árvores de decisão para estabelecer padrões de sobrevivência em torno das variáveis ​​consideradas. Finalmente, na fase 3, as variáveis ​​críticas do modelo são identificadas usando Random Forest.

Resultados:

A metodologia proposta permitiu desenhar um modelo de previsão, que identifica as principais variáveis de segmentação em padrões de comportamento de possíveis casos de deserção acadêmica.

Conclusão:

Embora a proposta tenha sido desenvolvida a partir de um caso particular de uma universidade chilena, a combinação eficiente da meta-heurística permite a extrapolação da metodologia para qualquer contexto e realidade acadêmica. No entanto, devem ser consideradas as condições e necessidades de cada instituição.

Palavras-chave : estudo de caso; modelo dinâmico; mineração de dados educacionais; metaheurística.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )