SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número23Uma proposta metodológica para abordar o fenômeno da deserção académica a partir de um modelo de predição inteligente: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

GUEVARA-PEZOA, Felipe. Biohacking & transhumanismo, mapeamento de discursos emergentes: uma revisão bibliométrica. Mill [online]. 2024, n.23, e34408.  Epub 30-Abr-2024. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0223.34408.

Introdução:

A emergência do biohacking veio remodelar a investigação científica, nomeadamente no domínio do transhumanismo e da manipulação biológica. A avaliação do seu impacto na comunidade científica é crucial para definir futuras direcções de investigação e comunicação neste domínio.

Objetivo:

Examinar criticamente perspectivas, abordagens e debates na literatura académica para desenvolver uma compreensão abrangente das implicações éticas, sociais e culturais do avanço tecnológico no contexto transhumanista.

Métodos:

A base de dados SCOPUS e a análise bibliométrica foram utilizadas para quantificar a influência do biohacking. A análise de redes sociais identificou os principais temas e áreas de investigação.

Resultados:

Os países da América do Norte e da Europa lideraram a produtividade científica. Os artigos publicados e o impacto das citações revelaram uma taxa moderada a baixa. A análise da rede social destacou considerações éticas, implicações sociais e um discurso emergente sobre a evolução cognitiva.

Conclusão:

Os resultados sublinham a necessidade de estratégias abrangentes de educação e comunicação para garantir que o público esteja bem informado sobre os riscos, benefícios e considerações éticas associadas às tecnologias de modificação genética. Por conseguinte, é necessária mais investigação sobre legislação e regulamentação.

Palavras-chave : ética; transhumanismo; biohacking; indicadores bibliométricos; evolução cognitiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )