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Sociologia, Problemas e Práticas
versão impressa ISSN 0873-6529
Resumo
JONSSON, Ingrid; SANDELL, Anna e TALLBERG-BROMAN, Ingegerd. Mudança ou substituição de paradigma na educação pré-escolar sueca?. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2012, n.69, pp.47-61. ISSN 0873-6529. https://doi.org/10.7458/SPP201269786.
O artigo analisa as reformas recentes na educação pré-escolar da Suécia. Será o educare, marca da pré-escola sueca, desafiado por ideias focadas sobretudo na preparação escolar e na empregabilidade futura? Este artigo analisa as mudanças de objetivos, de instrumentos de política e de contexto, a partir de uma perspetiva histórica. A conclusão é a de que a reforma efetuada tem de ser interpretada tanto em relação às ideais nacionais como em relação às ideias defendidas por organizações internacionais. A aplicação dos requisitos de Hall (1993) para a mudança de paradigma indicia mudanças de primeira e de segunda ordem, mais do que uma alteração simultânea de objetivos, instrumentos de política e de contexto. Será necessária pesquisa adicional para melhor compreender o que realmente está a acontecer em contexto local, uma vez que políticas e práticas raramente se sobrepõem na totalidade.
Palavras-chave : pré-escolar; educare; estratégia de investimento social; substituição de paradigma.