Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Sociologia, Problemas e Práticas
versão impressa ISSN 0873-6529
Resumo
ISSO, David; BECERRIL, Diego; MARTIN-LAGOS, M.ª Dolores e VENEGAS, Mar. "Oxalá a minha mãe tivesse feito por mim o que eu estou a fazer pela minha filha": a evolução da participação das famílias na escola pública na Espanha. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2019, n.89, pp.33-52. ISSN 0873-6529. https://doi.org/10.7458/SPP20198911740.
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o papel das famílias no controle, gestão e governança de escolas públicas, durante os anos letivos de 2009-2010 e 2010-2011, em vários centros na província de Granada (Espanha). Seguindo uma metodologia qualitativa, baseada em doze entrevistas em profundidade e oito grupos de discussão, os discursos permitem-nos concluir que as famílias dos alunos matriculados na escola pública espanhola estão mais envolvidas do que no passado, mas ainda há um longo caminho pela frente. O artigo analisa também as causas que, segundo os nossos dados, podem estar a provocar essa falta de participação efetiva das famílias na escola pública espanhola.
Palavras-chave : participação das famílias; escola pública; Conselho Escolar; democracia escolar.