Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Etnográfica
versão impressa ISSN 0873-6561
Resumo
LUCAS, Joana. O património alimentar enquanto atração turística: a conversão da Dieta Mediterrânica em mercadoria, em Chefchaouen (Marrocos). Etnográfica [online]. 2021, vol.25, n.1, pp.231-253. Epub 25-Maio-2021. ISSN 0873-6561. https://doi.org/10.4000/etnografica.10056.
Partindo da classificação da Dieta Mediterrânica enquanto património cultural imaterial pela UNESCO, este artigo procura refletir sobre os processos de conversão em mercadoria para fins turísticos daí decorrentes, bem como sobre a invenção local de uma gastronomia que se considera espelhar as práticas e os pressupostos da Dieta Mediterrânica. Centrando-se geograficamente em Chefchaouen (Marrocos), a etnografia realizada permite afirmar que os processos de conceção, invenção e transfiguração patrimoniais não estão fora do controlo das comunidades locais, prestando igualmente atenção à dimensão heterogénea e plural não só das próprias comunidades, como também das suas expetativas perante as eventuais vantagens associadas a uma classificação patrimonial.
Palavras-chave : alimentação; turismo; património imaterial; Dieta Mediterrânica; Marrocos.