Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista de Enfermagem Referência
versão impressa ISSN 0874-0283
Resumo
VENTURA, Maria Clara Amado Apóstolo et al. O “bom professor”: opinião dos estudantes. Rev. Enf. Ref. [online]. 2011, vol.serIII, n.5, pp.95-102. ISSN 0874-0283. https://doi.org/10.12707/RIII1167.
Num processo de ensino/aprendizagem centrado no estudante e numa perspetiva de melhoria contínua e de crescer com qualidade e relevância, o Conselho para a Qualidade e Avaliação da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra entendeu ser pertinente conhecer a opinião dos estudantes sobre o perfil de um ‘Bom Professor’. Neste contexto, desenvolveu um estudo tendo como objetivo identificar a opinião dos estudantes acerca das características de um ‘Bom Professor’. Trata-se de um estudo qualitativo, utilizando um questionário autopreenchido, com uma questão aberta “o que considera ser um Bom Professor”, e a identificação do curso. A amostra é constituída por 174 e 52 estudantes dos Cursos de Licenciatura e Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem, respetivamente. Do conjunto de indicadores de um “Bom professor” emerge o domínio dos conteúdos da disciplina que leciona, a capacidade de cativar e motivar, de desenvolver uma boa relação com os estudantes, ser disponível e acessível, compreensivo e tolerante, de relacionar a teoria com a prática, sendo exigente, assíduo e pontual.
Palavras-chave : professor; ensino; aprendizagem; competências.