Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista de Enfermagem Referência
versão impressa ISSN 0874-0283
Resumo
SILVA, Keythluci Faria Trigueiro da et al. Imagem da Enfermeira nas Publicidades de Remédios no Brasil (1916 - 1931). Rev. Enf. Ref. [online]. 2015, vol.serIV, n.7, pp.123-128. ISSN 0874-0283. https://doi.org/10.12707/RIV15053.
Enquadramento: A imagem da enfermeira tem vindo a ser discutida dentro do campo da história da profissão. Evidenciou-se que os atributos usados por essas profissionais foram determinados pelas instituições de ensino profissional no Brasil. Objetivos: Apresentar e articular a frequência das imagens femininas com atributos pessoais da enfermeira nas e com as publicidades de remédios; e comentar a sua decodificação como estratégia de contribuição para construção da imagem pública da enfermeira. Metodologia: Pesquisa de natureza histórico serial, em que as imagens encontradas foram analisadas, aplicando-se uma matriz de análise. Resultados: No período de estudo foram encontradas 14 publicidades, das quais 248 veiculações tiveram frequência na Revista Fon-Fon. Conclusão: As representações dos atributos pessoais nas publicidades contribuem para identificar a concorrência entre Escolas de Enfermagem para enunciação da imagem pública da enfermeira.
Palavras-chave : História da Enfermagem; enfermagem; imagem.