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Revista de Enfermagem Referência
versão impressa ISSN 0874-0283
Resumo
LEON, Casandra G. R. M. Ponce de et al. Construção e validação de casos clínicos para utilização no ensino de enfermagem no contexto materno-infantil. Rev. Enf. Ref. [online]. 2018, vol.serIV, n.18, pp.51-62. ISSN 0874-0283. https://doi.org/10.12707/RIV18013.
Enquadramento: A simulação, como um método ativo de ensino, permite o estímulo da capacidade cognitiva, racional, visão crítica e exercício do trabalho em equipa, divisão de tarefas e liderança. Objetivo: Descrever a construção de 2 casos clínicos e validá-los para utilização na simulação realística materno-infantil. Metodologia: Estudo de validação do tipo metodológico, realizado em duas fases. Na primeira fase, realizou-se o levantamento das necessidades de cuidados em saúde escolar e elaboração de 2 casos clínicos para utilizar em simulação realística materno-infantil. Na segunda fase, procedeu-se à validação dos casos e dos instrumentos elaborados para avaliação da simulação no processo de formação. Resultados: Os juízes avaliaram os itens que foram analisados através do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). As sugestões foram apontadas para melhorar os instrumentos de avaliação dos cenários e houve a contribuição para a fidedignidade dos casos clínicos construídos. Conclusão: A validação dos cenários pelos juízes viabilizou a adequação de itens nos instrumentos favorecendo uma nova implementação dos casos elaborados para a simulação realística materno-infantil.
Palavras-chave : ensino; simulação; estudos de validação; enfermagem; pediatria.