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Revista de Enfermagem Referência
versão impressa ISSN 0874-0283
Resumo
FERREIRA, Manuela et al. Adaptação e validação para português da Escala de Motivos de Intenção de Abandono do Ensino Superior. Rev. Enf. Ref. [online]. 2019, vol.serIV, n.21, pp.35-45. ISSN 0874-0283. https://doi.org/10.12707/RIV18090.
Enquadramento: O abandono escolar é um problema com que os sistemas educacionais se debatem, colocando em causa a qualidade da instituição escolar e do próprio sistema de ensino. Objetivos: Adaptar e avaliar as qualidades psicométricas da Escala de Motivos de Intenção de Abandono do Ensino Superior para os estudantes do ensino superior português. Metodologia: Estudo quantitativo, transversal, descritivo e correlacional. Foi aplicado um questionário de caracterização sociodemográfica e a Escala de Motivos de Intenção de Abandono do Ensino Superior a uma amostra de 891 estudantes, maioritariamente feminina (68,2%), com uma idade média de 19,68 anos. Recorreu-se à análise fatorial exploratória e confirmatória. Resultados: A escala composta por 30 itens, organizados em 4 dimensões: Organizacional; Gestão de vida; Profissional e Relacional. Apresenta uma variância explicada de 46,5%, e um alfa de Cronbach de 0,959. Conclusão: Os resultados apoiam a adequação psicométrica da escala para a população portuguesa, indicando que poderá ser utilizada em ensaios futuros neste âmbito e permitir a implementação de medidas que o contrariem.
Palavras-chave : evasão escolar; ensino superior; estudos de validação; confiabilidade e validade.