Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista de Enfermagem Referência
versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883
Resumo
DUARTE, Hugo Miguel Santos e DIXE, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues. Conhecimentos dos estudantes de enfermagem sobre suporte básico de vida. Rev. Enf. Ref. [online]. 2021, vol.serV, n.7, e20086. Epub 21-Nov-2021. ISSN 0874-0283. https://doi.org/10.12707/rv20086.
Enquadramento:
Os conhecimentos sobre suporte básico de vida (SBV) em estudantes de enfermagem requerem competências técnicas (compressões e ventilações), mas também competências não técnicas (julgamento clínico e tomada de decisão).
Objetivos:
Avaliar as características sociodemográficas e académicas dos estudantes de enfermagem; avaliar os conhecimentos teóricos sobre SBV dos estudantes de enfermagem e relacionar as características sociodemográficas e académicas dos estudantes de enfermagem, com os seus conhecimentos teóricos sobre SBV.
Metodologia:
Estudo observacional, descritivo e correlacional, onde participaram 496 estudantes, selecionados através de uma técnica de amostragem não probabilística por conveniência em duas escolas do centro de Portugal.
Resultados:
Os estudantes evidenciam um bom nível de conhecimentos sobre SBV com uma média de 30,93 ± 2,29, numa escala de 0 a 37 pontos. Destacam-se muito bons conhecimentos sobre as condições de segurança, assim como das componentes técnicas de avaliação da via aérea, das compressões torácicas e ventilações. O nível de conhecimentos está relacionado com a idade, ano de licenciatura e experiência prática de SBV.
Conclusão:
Os estudantes apresentam um bom nível de conhecimentos sobre SBV.
Palavras-chave : conhecimento; educação em enfermagem; estudantes de enfermagem; reanimação cardiopulmonar.