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Revista de Enfermagem Referência
versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883
Resumo
ROMUALDO, Claudio et al. Vivências de estudantes como espetadores de situações de bullying. Rev. Enf. Ref. [online]. 2021, vol.serV, n.7, e20144. Epub 25-Nov-2021. ISSN 0874-0283. https://doi.org/10.12707/rv20144.
Enquadramento:
O Bullying escolar é um fenómeno mundial. Os observadores são centrais à compreensão do fenómeno e ao desenvolvimento de ações de prevenção.
Objetivo:
Conhecer a vivência de estudantes identificados como testemunhas de situações de bullying.
Metodologia:
Estudo qualitativo e exploratório desenvolvido numa escola brasileira, à luz da teoria social cognitiva. Participaram 20 estudantes com idades entre 13 e 18 anos. Os dados foram colhidos através de entrevistas semiestruturadas e grupos focais. A análise temática foi aplicada aos dados.
Resultados:
A taxa de prevalência de estudantes que observaram situações de bullying foi de 64%. Os participantes possuem bom conhecimento sobre o bullying, avaliam o comportamento agressivo como negativo ou prejudicial, mas esse entendimento não se converte em senso de autoeficácia e ações de ajuda às vítimas. Uma categoria temática foi construída - Tomada de atitude, reforço e sentimentos - “O que motivava o agressor era a plateia”.
Conclusão:
A vivência dos estudantes é assinalada por questões individuais, escolares e contextuais. Implicações para a atenção primária em saúde são enunciadas.
Palavras-chave : bullying; teoria social; saúde escolar; comportamento; atitudes.