Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista de Enfermagem Referência
versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883
Resumo
SILVA, Margarida Moreira da; FIGUEIREDO, Maria Henriqueta; COUTINHO, Verónica e COELHO, Adriana Raquel Neves. Metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar: Scoping review. Rev. Enf. Ref. [online]. 2022, vol.serVI, n.1, e21107. Epub 30-Set-2022. ISSN 0874-0283. https://doi.org/10.12707/rv21107.
Contexto:
As metodologias pedagógicas adotadas são um fator importante na aquisição e desenvolvimento de competências dos estudantes de enfermagem. Não obstante, as metodologias pedagógicas utilizadas no ensino de enfermagem de saúde familiar encontram-se dispersas na literatura.
Objetivo:
Mapear as metodologias pedagógicas utilizadas no ensino de enfermagem de saúde familiar.
Método de revisão sistemática:
Scoping review com base nos princípios preconizados pelo Joanna Briggs Institute. Dois revisores independentes realizaram a análise de relevância dos artigos, a extração e síntese dos dados.
Apresentação e interpretação dos resultados:
Dois estudos foram incluídos na revisão. Foram utilizadas como metodologias pedagógicas o debriefing estruturado e a narração dialógica. Ambos os estudos foram implementados em estudantes da graduação de enfermagem. Um dos estudos foi realizado unicamente em contexto de laboratório e outro, adicionalmente, em contexto real.
Conclusão:
As metodologias pedagógicas e os contextos de implementação diferem entre os estudos. Mais estudos devem ser realizados no âmbito das metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar.
Palavras-chave : enfermagem familiar; enfermagem; estudantes de enfermagem; revisão.