Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista de Enfermagem Referência
versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883
Resumo
TENDEIRO, Patrícia Isabel Simões das Neves et al. Flebite associada a cateter venoso periférico e a administração de medicamentos: Análise retrospetiva de incidentes. Rev. Enf. Ref. [online]. 2023, vol.serVI, n.2, e22069. Epub 03-Ago-2023. ISSN 0874-0283. https://doi.org/10.12707/rvi22069.
Enquadramento:
A flebite é uma complicação associada à utilização de cateter venoso periférico, classificada como evento adverso.
Objetivos:
Analisar os incidentes de flebite associada ao cateter venoso periférico e aos medicamentos administrados em doentes adultos internados e as suas consequências.
Metodologia:
Estudo quantitativo, retrospetivo, descritivo e transversal. Técnica de amostragem não probabilística por conveniência sendo selecionados 96 doentes adultos internados em 2019, na área da medicina de um Centro Hospitalar em Lisboa. O grau de flebite foi avaliado pela escala Visual Infusion Phlebitis Score Português Portugal (VIP PT-PT) traduzida e adaptada para Português Europeu. O dano foi categorizado de acordo com a classificação internacional sobre segurança do doente (CISD).
Resultados:
Dos incidentes de flebite documentados, 78% classificados com score 2 pela escala VIP PT-PT. Pela CISD, 87,5% resultaram em dano ligeiro e 12,5% em moderado. Os antibióticos foram o grupo terapêutico mais frequente.
Conclusão:
A flebite tem impacto na segurança do doente. Reforça-se a importância dos cuidados de enfermagem com enfoque na vigilância e deteção precoce de flebite.
Palavras-chave : enfermagem; hospitalização; segurança do paciente; cateterismo venoso periférico; flebite; adulto.