Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher
versão impressa ISSN 0874-6885
Resumo
FEY, Andréia Schach e RAUEN, Margarida Gandara. Currículo de arte e equidade de gênero: Existem compositoras?. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher [online]. 2022, n.47, pp.57-76. Epub 01-Ago-2022. ISSN 0874-6885. https://doi.org/10.34619/f9ka-lag6.
Este estudo tem um aporte feminista e aborda o androcentrismo no currículo da educação básica, demonstrando a sub-representação de mulheres artistas em uma coleção de livros didáticos de arte para o Ensino Fundamental II no Brasil. Devido à pior visibilidade feminina nos conhecimentos estereotipados de música, propomos um repertório complementar de compositoras reconhecidas na história mundial marginal da arte. Incentivamos docentes a investigarem alternativas para a desnaturalização do androcentrismo, problema recorrente no campo educacional, apesar de haver orientações curriculares que defendem a equidade e a diversidade cultural.
Palavras-chave : androcentrismo; currículo; gênero; recursos didáticos.