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Psicologia, Saúde & Doenças
versão impressa ISSN 1645-0086
Resumo
AMORIM, Margarida Paiva e SILVA, Isabel. Instrumento de avaliação do pensamento crítico em estudantes e profissionais de saúde. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2014, vol.15, n.1, pp.121-136. ISSN 1645-0086. https://doi.org/10.15309/14psd150111.
O pensamento crítico afigura-se como um domínio essencial em qualquer área de actuação do ser humano, constituindo um elemento fulcral nos processos de resolução de problemas e na tomada da decisão. O pensamento crítico enquanto competência ou conjunto de competências assume um papel fundamental na área da saúde, contribuindo para a eficácia do raciocínio clínico. A literatura sugere a necessidade de investir em estratégias no sentido do desenvolvimento e avaliação do pensamento crítico em saúde, tanto na área académica, como profissional. O presente estudo propõe-se descrever o desenvolvimento de um instrumento para avaliação de competências de pensamento crítico em estudantes e profissionais da área da saúde. Foi estudada uma amostra de conveniência, não aleatória, constituída por 219 indivíduos, dos quais 117 são estudantes de cursos superiores na área da saúde, e 102 são profissionais de saúde, e foram analisadas as qualidades psicométricas do instrumento. O instrumento de avaliação criado apresenta boas qualidades psicométricas relativamente à fidelidade e sensibilidade, e qualidades psicométricas razoáveis no estudo da validade. Pretende-se que este instrumento possa contribuir para o desenvolvimento de estratégias de desenvolvimento e avaliação das competências de pensamento crítico quer no contextos académico quer no profissional.
Palavras-chave : Pensamento crítico; saúde; avaliação; estudantes; profissionais.