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Psicologia, Saúde & Doenças
versão impressa ISSN 1645-0086
Resumo
CRUZ, Mário; SANTOS, Luísa Ramos e RODRIGUES, Luís Paulo. O autoconceito e auto-estima de adolescentes praticantes de modalidades náuticas. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2016, vol.17, n.3, pp.389-402. ISSN 1645-0086. https://doi.org/10.15309/16psd170307.
É reconhecido que a prática regular de atividade física, sobretudo na adolescência, uma fase marcada por um importante processo de transição biopsicossocial, constitui uma mais-valia pelos benefícios a nível fisiológico e funcional, afetivo, social e moral. A prática de modalidades náuticas, atividades desportivas da natureza, têm vindo assumir um importante papel no processo educativo global, com potenciais ganhos ao nível da auto-estima, autoconfiança e autoconhecimento. Assim, pretende-se caracterizar o autoconceito e a auto-estima de adolescentes praticantes de modalidades naúticas (remo, vela, canoagem e surf). Para tal, foi aplicado um questionário sociodemográfico e a Escala de Autoconceito e Auto-Estima a 103 jovens dos 11 aos 17 anos (59 rapazes e 44 raparigas). Os principais resultados indicam algumas diferenças estatisticamente significativas, em diferentes dimensões do autoconceito e na auto-estima relativamente a diferenças entre rapazes e raparigas e entre grupos etários. Os resultados globais observados confirmam que os jovens do presente estudo se destacam na dimensão Competência em Matemática e no fator Autoconceito Académico, tendo sido apurados resultados discretos relativamente às restantes dimensões e fatores do autoconceito e auto-estima.
Palavras-chave : autoconceito; auto-estima; adolescência; modalidades náuticas.