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Revista Lusófona de Educação
versão impressa ISSN 1645-7250
Resumo
MONTEIRO, Alcides A.. Autonomia e co-responsabilidade ou o lugar da Educação de Adultos na luta pela inclusão social. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2011, n.19, pp.67-83. ISSN 1645-7250.
Como pode a Educação de Adultos contribuir para a inclusão social de grupos mais desfavorecidos? Usando o exemplo de cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) dirigidos a mulheres desempregadas e residentes em meio rural, o presente texto visa analisar o modo como a Educação se pode transformar num passo importante para que estes adultos vejam reforçada a sua condição de cidadania e a capacidade para participarem na determinação do seu destino. No contexto de uma sociedade do risco, a formação para a autonomia, a (auto)reflexividade e a co-responsabilidade é a resposta encontrada para atingir o objectivo da inclusão social.
Palavras-chave : Sociedade do risco; educação de adultos; inclusão social; autonomia; co-responsabilidade; (auto)reflexividade.