SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25Análise da vulnerabilidade natural à perda do solo do médio curso da bacia hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró/RN/BrasilAgricultura biológica como motor de reconstrução rural. Um estudo de caso na Região de Trás-os-Montes índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território

versão On-line ISSN 2182-1267

Resumo

TORRES, Simone Carnaúba  e  FREITAS, Ruskin Marinho. A influência de parâmetros urbanísticos no desempenho climático de tecidos urbanos: Uma análise preditiva em Arapiraca-AL, Brasil. GOT [online]. 2023, n.25, pp.22-47.  Epub 12-Mar-2024. ISSN 2182-1267.  https://doi.org/10.17127/got/2023.25.002.

Objetivo da Investigação:

A elevada densidade construtiva, entendida muitas vezes como prejudicial ao alcance da qualidade ambiental urbana, pode corresponder a diferentes composições morfológicas de conjuntos edificados. O objetivo deste estudo foi realizar uma avaliação do desempenho climático de tecidos urbanos determinados por diferentes densidades construtivas e padrões morfológicos, a partir da correlação com parâmetros urbanísticos tradicionais e avançados.

Metodologia:

Os procedimentos metodológicos adotados foram: a) simulação computacional para análise preditiva de desempenho climático de cenários hipotéticos através do modelo ENVI-met; b) análise estatística para verificação do grau de correlação entre as variáveis ambientais e as variáveis de morfologia urbana. Foram analisados os dados de temperatura do ar, umidade relativa e velocidade dos ventos de cenários e de tecidos urbanos presentes, atualmente, na cidade de Arapiraca-AL, localizada no semiárido do nordeste brasileiro.

Resultados:

Foi verificada a correlação negativa entre o comportamento da temperatura máxima do ar (variável dependente) e os parâmetros urbanísticos avançados como porosidade da malha e o índice de densidade arbórea (variáveis independentes), através de coeficiente de correlação com valores absolutos acima de 0,7.

Originalidade/Valor:

O estudo permitiu constatar a influência dos padrões morfológicos no desempenho climático de tecidos urbanos. Os resultados indicam que parâmetros urbanísticos avançados podem ser explorados para otimizar o aproveitamento de estratégias bioclimáticas no ambiente urbano.

Palavras-chave : Densidade construtiva urbana; Morfologia urbana; Desempenho climático urbano; Microclima.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )