SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25Investigação de aspectos do relevo e ambientais por SIG para apoio à gestão territorial da viticultura na região vitivinícola Serra do Sudeste, BrasilChallenges of Public Policies for Tourism in Medium-Sized Cities in Europe. The Cases of Lisbon and Porto (Portugal) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território

versão On-line ISSN 2182-1267

Resumo

SOUZA, Letícia  e  PRADO, Rosana. Reassentamento de populações em situação de risco e vulnerabilidade social: um olhar sobre a Vila dos Pescadores em Porto Alegre, RS, Brasil. GOT [online]. 2023, n.25, pp.107-128.  Epub 12-Mar-2024. ISSN 2182-1267.  https://doi.org/10.17127/got/2023.25.006.

Objetivo da Investigação:

O objetivo desta pesquisa é demonstrar a importância da realização do planejamento de projetos de reassentamentos humanos para populações em situação de vulnerabilidade social que habitam áreas irregulares.

Metodologia:

Este trabalho foi dividido nas etapas de Fundamentação Teórica, onde foram abordados os temas: assentamentos humanos informais e áreas de preservação, áreas de risco e ocupações irregulares em Porto Alegre, e foi apresentada a Vila dos Pescadores - objeto de estudo deste trabalho; Estudos de Casos, com análises sobre populações realocadas; e Medidas a serem adotadas para realização dos reassentamentos, com proposta hipotética para Vila dos Pescadores, por fim foram apresentadas as considerações finais.

Resultados:

Foi possível observar que as principais consequências da falta de planejamento nos projetos de reassentamentos, principalmente no que diz respeito a preocupação com a população residente, ocasiona graves problemas para a comunidade atingida.

Originalidade/Valor:

Neste trabalho, foi selecionada como objeto de estudo a Vila dos Pescadores, situada na cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, um local identificado pelas autoras como área potencial para estudo de reassentamento da população residente. A Vila em questão foi escolhida porque além de encontrar-se em uma Área de Preservação Ambiental - classificada como área de risco -, ela situa-se em um local visado pelo poder público e iniciativa privada, por ser bastante relevante para o desenvolvimento urbano da cidade, pois a realocação dos moradores poderia trazer alguns benefícios urbanos como: a melhoria do fluxo viário, com a duplicação de uma importante via de ligação entre a zona sul e o centro da cidade; e a liberação da área de orla a fim de garantir o livre acesso à população nas faixas de orla, valorizando e preservando os espaços públicos abertos garantindo a manutenção e equilíbrio dos ecossistemas e por consequência melhorar a qualidade de vida da população em geral.

Palavras-chave : Reassentamento; Ocupação Irregular; Urbanização; Preservação Ambiental; Lago Guaíba.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )