SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Validação da escala “Profundidade da Relação Médico-Doente” e a sua influência nas consequências em saúde: qual a importância da inteligência emocional na relação com o paciente?Adaptação cultural da escala PHQ4 para o português europeu e validação pela sobrecarga psicológica pela gestão da multimorbilidade em MGF no Centro de Portugal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

versão impressa ISSN 2182-5173

Resumo

MONTEIRO, João et al. Abordagem e orientação de pessoas trans e não binárias nos cuidados de saúde primários: experiência e conhecimento. Rev Port Med Geral Fam [online]. 2024, vol.40, n.2, pp.126-136.  Epub 30-Abr-2024. ISSN 2182-5173.  https://doi.org/10.32385/rpmgf.v40i2.13658.

A prevalência de pessoas assumidamente trans e não binárias tem vindo a aumentar, sendo que no mundo hodierno estima-se representarem 0,39% e 1,19% da população mundial, respetivamente. Deste modo, torna-se cada vez mais imperativo que os cuidados de saúde primários estejam preparados para receber e orientar esta população nas suas necessidades de saúde gerais e específicas. Neste sentido, este trabalho pretende estudar o conhecimento dos profissionais de saúde e a sua abordagem aos utentes trans e não binários nas Unidades de Saúde Familiar adstritas ao Centro Hospitalar Universitário do Porto, tendo sido enviado um questionário online à população em estudo. Constatou-se que, embora exista um significativo contacto entre médicos internos e especialistas de medicina geral e familiar com pessoas trans e não binárias na prática clínica, o grau percecionado de conhecimentos e de formação acerca das necessidades específicas desta população parece ser extremamente diminuto. É, assim, fulcral o investimento na formação pré-graduada, bem como na formação pós-graduada.

Palavras-chave : Trans; Não binário; Cuidados de saúde primários; Disforia de género.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )