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Media & Jornalismo
versão impressa ISSN 1645-5681versão On-line ISSN 2183-5462
Resumo
MEIRINHOS, Rosa e BARRETO, Ana Margarida. A Comunicação Estratégica como Fator de Retenção de Recursos Humanos. Media & Jornalismo [online]. 2018, vol.18, n.33, pp.75-90. ISSN 1645-5681.
A capacidade para reter funcionários qualificados apresenta-se cada vez mais como problemática, não só pela maior exposição a empresas concorrentes internacionais, como também pelo novo paradigma na gestão de carreiras, passando-se de carreiras estáveis, lineares e estruturadas verticalmente, para carreiras transitórias, dinâmicas e multidirecionais. A capacidade de atrair e reter pessoas talentosas tem sido comummente associada a salários mais atrativos, contudo evidências empíricas sustentam que a retenção de pessoas talentosas depende em grande parte de fatores não-monetários, como a qualidade da liderança e a forma comunicacional utilizada para potenciar as habilidades, as competências, e os conhecimentos dos seus funcionários. A comunicação é hoje entendida como um mecanismo de gestão das interações e relacionamentos entre os stakeholders internos, assumindo-se que os colaboradores constituem o ativo mais poderoso de uma empresa, e os seus melhores embaixadores. É no contexto deste triângulo liderança?comunicação?motivação&satisfação que se torna evidente o contributo da comunicação estratégica na retenção de recursos humanos.
Palavras-chave : Comunicação estratégica; liderança; motivação; satisfação; compromisso.