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Media & Jornalismo
versão impressa ISSN 1645-5681versão On-line ISSN 2183-5462
Resumo
BELIM, Célim e BAPTISTA, Raphaël. “No, you cannot”: O cartaz contrapropagandístico e estratégias de persuasão nas eleições legislativas e presidenciais portuguesas de 2001 a 2016. Media & Jornalismo [online]. 2018, vol.18, n.33, pp.115-140. ISSN 1645-5681.
Este artigo foca-se no cartaz com feição de contrapropaganda e na sua estratégia persuasiva nas eleições legislativas e presidenciais portuguesas de 2001 a 2016. Visa apurar a estratégia e especificidades dos cartazes e perceber a sua capacidade persuasiva sobre o eleitorado. A abordagem metodológica é mista, compondo-se da análise de conteúdo e semiológica e do inquérito por questionário online aplicado aos lisboetas. Os resultados indicam que o cartaz contrapropagandístico tende a usar políticos concorrentes como protagonistas, o excesso de tempo governativo como assunto e a regra “referência a medidas políticas dos adversários”. Os inquiridos avaliam a regra “colocação da propaganda do adversário em contradição com os factos” como a mais eficaz. Apura-se quatro relações estatisticamente significativas.
Palavras-chave : Contrapropaganda; cartazes políticos; estratégia persuasiva; eleições legislativas; presidenciais portuguesas.