SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número40Populismo, desinformação e Covid-19: comunicação de Jair Bolsonaro no TwitterEstratégias de visibilidade populista nos media on-line: um estudo sobre as declarações polêmicas de Jair Bolsonaro na campanha presidencial de 2018 índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Media & Jornalismo

versão impressa ISSN 1645-5681versão On-line ISSN 2183-5462

Resumo

BRODBECK, Pedro de Souza Lima  e  PRUDENCIO, Kelly Cristina de Souza. Liberais ao estilo populista: A argumentação do MBL no YouTube. Media & Jornalismo [online]. 2022, vol.22, n.40, pp.261-281.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 1645-5681.  https://doi.org/10.14195/2183-5462_40_13.

O uso das redes digitais para a profusão de mensagens populistas tem repercutido de forma importante na comunicação política e a argumentação tem um papel central nesta estratégia. A partir de 2015, o Movimento Brasil Livre se estabeleceu como um dos principais representantes da nova direita do país, sobretudo, pelo sucesso das publicações nas redes sociais. Para investigar como o movimento se comunica na internet, o trabalho faz uma análise argumentativa dos vídeos do MBL no YouTube que tratam sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal que impedia a prisão após decisão judicial em segunda instância e a reforma da previdência. A análise classifica os elementos argumentativos em populistas ou tecnocratas de acordo com o conceito de estilo político proposto por Benjamin Moffitt e identifica que o MBL compõe os elementos argumentativos como forma de dramatizar e polarizar a performance comunicativa para envolver e convencer a audiência.

Palavras-chave : populismo; Movimento Brasil Livre; youtube; análise argumentativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )