SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número30Os eventos de moda durante a pandemia do Covid-19: a experiência do OCTA Fashion digitalDesign storytelling through archive materials índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes

versão impressa ISSN 2184-0180versão On-line ISSN 1646-9054

Resumo

SARAIVA, José; VARZIM, Marta  e  CORDEIRO, Helena. O papel da ilustração na hospitalização pediátrica. Um projecto de colaboração entre a ESAD e o Hospital de Matosinhos de Pedro Hispano. Revista Convergências [online]. 2022, vol.15, n.30, pp.35-50.  Epub 30-Nov-2022. ISSN 2184-0180.  https://doi.org/10.53681/c1514225187514391s.30.147.

Os serviços de saúde e em particular as unidades pediátricas dos hospitais, estão cada vez mais comprometidos com o bem-estar humano, quer através da investigação de tratamentos mais eficazes, quer pela promoção do bem-estar emocional dos seus pacientes, cuidadores e profissionais. O investimento na humanização dos ambientes e serviços hospitalares é evidenciado em diversos estudos e projetos divulgados ao redor do mundo. Ainda assim, e apesar destes esforços, a maioria das pessoas continua a ter um sentimento negativo quando fala ou pensa em “hospital”.

Para uma instituição cujo objetivo principal é preservar e restaurar a saúde, uma impressão negativa ou o sentimento de desconforto pode ser visto como um fator de stress que não contribui para a rápida recuperação dos pacientes. Embora os valores de redução do medo ou do stress sejam difíceis de quantificar, a evidência empírica mostra que existem fatores intangíveis, cruciais para a recuperação e bem-estar dos pacientes (Lankston, e.o., 2010).

Sendo este um tema que tem vindo a ganhar uma importância crescente, pretende-se com este trabalho analisar como a ilustração pode desempenhar um papel decisivo na percepção da criança e na sua experiência global num hospital. De igual modo será avaliado o compromisso que ilustradores e contadores de histórias têm tido ao criar ambientes positivos, lúdicos e confortáveis para pacientes e cuidadores, sendo estes reconhecidos por toda a comunidade. Por fim, será amplamente analisado o processo de adaptação de um livro ilustrado infantil a uma área hospitalar específica, a sua eficácia e como este pode chegar a outros públicos.

Palavras-chave : Ilustração; Hospital; Pediatria; Humanizar; Bem-estar.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )