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Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes

versão impressa ISSN 2184-0180versão On-line ISSN 1646-9054

Resumo

PEREZ, Iana Uliana et al. Compreendendo a experiência do usuário com vestuário open design. Revista Convergências [online]. 2022, vol.15, n.30, pp.61-68.  Epub 30-Nov-2022. ISSN 2184-0180.  https://doi.org/10.53681/c1514225187514391s.30.144.

Poucos estudos relacionam o design aberto ao setor de vestuário, mas nenhum explora como a experiência dos usuários. O estudo aqui relatado teve como objetivo investigar como pessoas com ou sem conhecimento prévio de costura - usuários avançados e amadores - vivenciam um produto de vestuário de design aberto. Seguindo quatro heurísticas de design de moda, uma peça de vestuário foi criada e distribuída como kits de “faça você mesmo” entre usuários avançados e amadores. Os dados foram coletados seguindo duas etapas: montagem e personalização. Os resultados indicam que, embora as habilidades tenham um grande papel durante a montagem, existem outros fatores, como diferenças entre gerações e gosto pessoal, que influenciam a forma como os usuários experimentam um produto de design aberto. O estudo mostra que, com o suporte necessário, o design aberto pode ser explorado por um público heterogêneo, ampliando a participação de usuários com pouca ou nenhuma habilidade prévia em costura na cocriação de vestuário.

Palavras-chave : Cocriação; Costura; Design de Moda; Faça Você Mesmo.

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