Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista Lusófona de Estudos Culturais (RLEC)/Lusophone Journal of Cultural Studies (LJCS)
versão impressa ISSN 2184-0458versão On-line ISSN 2183-0886
Resumo
GASCOIGNE, Thomas; METCALFE, Jenni e RIEDLINGER, Michelle. A Escada do Poder: Comunicação de Ciência e Ciência Cidadã. RLEC/LJCS [online]. 2022, vol.9, n.2, pp.15-27. Epub 01-Maio-2023. ISSN 2184-0458. https://doi.org/10.21814/rlec.4059.
A 28 de março de 2022, a Journal of Science Communication publicou um número especial sobre comunicação participativa de ciência com 15 artigos e ensaios. A edição especial da Journal of Science Communication suscitou um debate entre os quatro editores sobre a formulação da chamada de trabalhos. Qual é a diferença entre “comunicação participativa de ciência” e “ciência cidadã”? Serão pontos distintos ao longo de um continuum entre “simples” e “mais envolvidos”? Será que a “ciência cidadã” engloba a “comunicação participativa de ciência”? E será que toda a “ciência cidadã” é participativa? Uma das principais considerações será o nível de envolvimento dos “cidadãos” nestes esforços e que tal consideração se traduz em questões de poder. Este ensaio explora as definições de comunicação participativa de ciência e ciência cidadã. Examina cada um destes conceitos através do quadro das relações de mudança e do desequilíbrio de poder implícito entre cientistas e vários públicos. Ao fazê-lo, revisitamos o trabalho de Sherry Arnstein (1969), “Ladder of Citizen Participation” (Escada de Participação Cidadã), e construímos escadas complementares para a comunicação da ciência e da ciência cidadã.
Palavras-chave : comunicação participativa de ciência; ciência cidadã; escada de participação.