SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Dificuldades de Aprendizagem e Epilepsia: A Propósito de um Caso ClínicoDermatose Terra Firme-Forme: Fácil de Reconhecer, Fácil de Tratar! índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Gazeta Médica

versão impressa ISSN 2183-8135versão On-line ISSN 2184-0628

Resumo

LUIS, Joana Gonçalves et al. Diarreia Crónica como Apresentação de Infeção por VIH: Um Relato de Caso. Gaz Med [online]. 2024, vol.11, n.1, pp.64-67.  Epub 28-Mar-2024. ISSN 2183-8135.  https://doi.org/10.29315/gm.v1i1.603.

Define-se diarreia crónica predominantemente pela diminuição da consistência das fezes com duração superior a quatro semanas. O diagnóstico diferencial é vasto, incluindo patologias diversas tais como doença celíaca, disfunção tiroideia, doença inflamatória ou neoplásica intestinal, síndrome do intestino irritável, infeções crónicas e imunossupressão. O vírus da imunodeficiência humana (VIH) associa-se comummente a diarreia, tanto na sua apresentação aguda como no decorrer da evolução da doença, devendo ser considerado no diagnóstico diferencial desta entidade clínica.

Reporta-se o caso de um indivíduo do sexo masculino com 59 anos, cujo diagnóstico da infeção por VIH decorreu na sequência da investigação etiológica de uma diarreia crónica nos cuidados de saúde primários. O médico de família deve ter um elevado grau de suspeição nestes casos independentemente da ausência aparente de comportamentos de risco para infeção por VIH.

Palavras-chave : Diarreia/diagnóstico; Diarreia/etiologia; Infeções por VIH/diagnóstico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )