Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista de Investigação & Inovação em Saúde
versão impressa ISSN 2184-1578versão On-line ISSN 2184-3791
Resumo
SOARES, Custódio Sérgio; PINHO, Carla e COSTA, Maria Inês. Contributos na avaliação do grau de satisfação da pessoa em cuidados paliativos. RIIS [online]. 2023, vol.6, n.1, pp.19-33. Epub 30-Abr-2023. ISSN 2184-1578. https://doi.org/10.37914/riis.v6i1.225.
Enquadramento:
o grau de satisfação é um importante indicador da avaliação da qualidade dos cuidados paliativos. A satisfação, sendo um conceito complexo, define as distintas reações que doente e família têm, no que respeita à experiência dos cuidados paliativos. O conhecimento do grau de satisfação do familiar é fator de benchmarking no que concerne ao planeamento, implementação e monitorização dos cuidados.
Objetivo:
aferir o grau de satisfação dos familiares de doentes da unidade de cuidados paliativos.
Metodologia:
no ano 2020 foi elaborado um projeto de melhoria contínua da qualidade através do estudo qualitativo, exploratório por meio de inquérito telefónico junto dos familiares de doentes internados na unidade de cuidados paliativos recorrendo a dimensões apresentadas em escala de likert.
Resultados:
da análise de dados verificou-se que 95% dos familiares de referência caraterizam o trabalho da equipa como excelente e 4,69% como muito bom. Os inquiridos consideraram-se muito satisfeitos 7,81% e com o resultado de 92,19%sentem-setotalmente satisfeitos.
Conclusão:
os cuidados paliativos promovem a satisfação das necessidades da pessoa em fim de vida. A promoção da dignidade e respeito pela vida humana é fruto de constante reflexão ao prestar cuidados de excelência tendo em consideração a avaliação do grau de satisfação.
Palavras-chave : cuidados paliativos; indicadores de qualidade em assistência à saúde; satisfação do paciente.