SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número31As cartas de quitação como fonte para a história fiscal portuguesaDomando Leviathan. Constituição, representação e carga fiscal em Portugal no século XV índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


População e Sociedade

versão impressa ISSN 0873-1861versão On-line ISSN 2184-5263

Resumo

CARDOSO, Ana Clarinda. O peso dos impostos na atividade de um mercador pisano em Lisboa no século XV. População e Sociedade [online]. 2019, n.31, pp.57-68.  Epub 01-Jun-2021. ISSN 0873-1861.

Os primeiros anos de atividade comercial e financeira em Lisboa de Michele da Colle, mercador-banqueiro pisano estante em Portugal entre 1462 e 1474, são conhecidos através dos dois livros de contabilidade em partida dobrada que elaborou na praça portuguesa. Uma fonte singular, depositada no arquivo da Scuola Normale Superiore de Pisa, que nos dá a conhecer com grande pormenor a atividade comercial e financeira desenvolvida por este mercador. Os nossos principais objetivos passam por analisar os diferentes exemplos de que dispomos nestes dois livros de contas relativos aos impostos e refletir sobre a quantidade e a diversidade dos mesmos a que um mercador estava sujeito em Lisboa nesse período para o desenvolvimento dos seus negócios.

Palavras-chave : impostos; comércio; mercadores; Portugal; italianos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )