SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36Os planos municipais de integração de refugiados em Portugal (2015-2022)De antiga colônia portuguesa à Dubai Brasileira. Um estudo sobre Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


População e Sociedade

versão impressa ISSN 0873-1861versão On-line ISSN 2184-5263

Resumo

CARNEIRO JUNIOR, Renato. Museu como potência educativa: a exposição “Imigração no Paraná” no Museu Paranaense. População e Sociedade [online]. 2021, n.36, pp.50-69.  Epub 15-Set-2022. ISSN 0873-1861.  https://doi.org/10.52224/21845263/rev36a4.

Este artigo propõe apresentar a experiência de montagem de uma exposição de longa duração relativa à vinda de imigrantes para o Paraná, estado no sul do Brasil, entre o final do século XIX e início do XXI. Partindo de uma curadoria coletiva e inclusiva de diversos grupos sociais representativos das principais etnias que compõem a população paranaense, a exposição, inaugurada em setembro de 2017 no Museu Paranaense, buscou desmistificar um discurso de que apenas algumas nacionalidades deveriam ser celebradas, enquanto outras esquecidas. Seu foco foi sobre o processo histórico de ocupação do território e o legado cultural material e imaterial que esses imigrantes deixaram a partir de suas línguas, símbolos, tradições e costumes. Esta exposição deu ensejo à sua utilização por parte de escolares e visitantes como ponto de partida para refletir sobre a realidade dos imigrantes e sua maior aceitação pela população local.

Palavras-chave : História; Imigração; Paraná, Brasil; Museu Paranaense; Inclusão social..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )