SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36De antiga colônia portuguesa à Dubai Brasileira. Um estudo sobre Balneário Camboriú, Santa Catarina, BrasilEduardo Lourenço - uma análise do destino português índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


População e Sociedade

versão impressa ISSN 0873-1861versão On-line ISSN 2184-5263

Resumo

REIS, José Pedro. A Associação de Classe dos Industriais de Padarias do Porto na Crise das Subsistências. População e Sociedade [online]. 2021, n.36, pp.82-97.  Epub 15-Set-2022. ISSN 0873-1861.  https://doi.org/10.52224/21845263/rev36v1.

O presente artigo pretende escrutinar o papel da Associação de Classe dos Industriais de Padarias do Porto no decorrer da Crise das Subsistências em consequência da Primeira Grande Guerra. Trata-se de uma indagação à atividade de uma associação de classe que estava fortemente envolvida no dia a dia da sua comunidade e também na instabilidade provocada por aquele conflito. Os estudos realizados anteriormente fazem na sua maioria apenas referência ao consumidor, ao seu papel e às suas dificuldades, descurando a associação de produtores que tem, por razões óbvias, uma importância considerável no abastecimento alimentar. Com o auxílio de ampla bibliografia, periódicos, como também dos fundos do Arquivo Distrital do Porto, tentar-se-á perceber como a associação lidou com as inúmeras dificuldades de abastecimento de matéria-prima às padarias da cidade que obviamente estrangulavam os circuitos comerciais e, sobretudo, encarou a enorme pressão do comum cidadão que procurava garantir o pilar fundamental da sua alimentação.

Palavras-chave : Associação de Classe; Industriais de Padaria; Porto; Crise Subsistência; Primeira Grande Guerra..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )