SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número2Abordagem à trombose não neoplásica da veia porta no doente cirróticoCritérios de qualidade em endoscopia digestiva alta -poderá a sedação profunda influenciar a sua aplicação? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versão impressa ISSN 2341-4545

Resumo

ROSA, Bruno et al. Cápsula Endoscópica Pan-Entérica: Aplicações Atuais E Perspetivas Futuras. GE Port J Gastroenterol [online]. 2024, vol.31, n.2, pp.13-24.  Epub 15-Abr-2024. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000533960.

Introdução:

O papel da endoscopia por cápsula na avaliação do intestino delgado encontra-se bem estabelecido, e as orientações atuais posicionam-na como um teste de primeira linha numa variedade de cenários clínicos. O advento das cápsulas de dupla câmara permitiu expandir a sua aplicação para a avaliação endoscópica da mucosa do cólon, oferecendo a oportunidade de um exame não invasivo de todo o intestino (endoscopia pan-entérica por cápsula, PCE).

Sumário:

Procedemos a uma revisão de vários aspectos do procedimento e preparação dos doentes para a PCE, bem como as aplicações clínicas atuais e as perspetivas futuras das cápsulas de dupla câmara. Na doença de Crohn não estenosante e não penetrante localizada ao intestino delgado e cólon, a PCE permite monitorizar a atividade da doença e avaliar a cicatrização da mucosa, um indicador importante da eficácia da terapêutica, com um rendimento de diagnóstico superior aos métodos convencionais, nomeadamente os exames imagiológicos ou a colonoscopia invasiva. Também na colite ulcerosa, as cápsulas de dupla câmara têm sido utilizadas para monitorizar a atividade da doença de forma não invasiva. Existem índices endoscópicos validados e especificamente concebidos para as cápsulas de dupla câmara, que permitem uma avaliação sistematizada e quantificação objetiva da atividade inflamatória. Na suspeita de hemorragia digestiva média ou baixa, alguns estudos exploratórios demonstraram a aplicabilidade e o elevado rendimento diagnóstico da PCE, podendo funcionar como um filtro de modo a permitir indicar quaisosdoentesquemaisirãobeneficiar de um procedimento invasivo subsequente, nomeadamente para arealizaçãodeprocedimentos hemostáticos dirigidos. A possibilidade de utilização da PCE é também discutida no contexto das síndromes de polipose com envolvimento simultâneo do intestino delgado e do cólon.

Mensagens-chave:

A PCE é um procedimento diagnóstico eficaz e seguro para avaliar diretamente a mucosa do intestino delgado e cólon. A sua aplicação tem vindo a expandir-se no contexto das Doenças Inflamatórias Intestinais e, mais recentemente, na suspeita de hemorragia digestiva média ou baixa. Existe a expectativa de que no futuro próximo possamos assistir a uma redução substancial da demanda por procedimentos endoscópicos invasivos, face à utilização crescente da PCE enquanto método de diagnóstico pan-intestinal não invasivo.

Palavras-chave : Cápsula endoscópica; Endoscopia panentérica; Hemorragia digestiva; Doença inflamatória intestinal; Doença de Crohn.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )