SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Quais são as barreiras à telerreabilitação no tratamento das doenças músculoesqueléticas?Pessoas com múltiplos problemas de saúde de longa duração: plano individual de cuidados índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Portuguese Journal of Public Health

versão impressa ISSN 2504-3137versão On-line ISSN 2504-3145

Resumo

MAENEJA, Reinaldo; FERREIRA, Inês Saraiva  e  ABREU, Ana Maria. Duração e eficácia de intervenções de treino aeróbio combinadas ou isoladas na cognição pós-AVC: Revisão sistemática. Port J Public Health [online]. 2024, vol.42, n.1, pp.43-62.  Epub 30-Abr-2024. ISSN 2504-3137.  https://doi.org/10.1159/000535272.

Introdução:

Este estudo pretende avaliar os efeitos da atividade física na cognição de pessoas com acidente vascular cerebral (AVC). Aqui, pretendemos comparar a eficácia do uso de programas de reabilitação isolada ou combinada, bem como a duração e intensidade dos programas, para identificar as características de programas de treino ideais para reabilitação cognitiva pós-AVC.

Métodos:

Usámos as diretrizes PRISMA para realizar esta revisão sistemática e pesquisámos as seguintes bases de dados: Web of Science, Scopus, PEDRo, SPORTdiscus, PubMed, Trial Registries e Google Scholar para estudos publicados entre 2013 e 12 de abril de 2023. Incluímos ensaios clínicos aleatorizados (ECA) de intervenções que mediram o efeito da atividade física na cognição em pacientes com AVC. Restringimos a nossa busca a estudos publicados no idioma inglês. As evidências dos ECA foram sintetizadas e o risco de viés foi avaliado usando a ferramenta de risco de viés Cochrane.

Resultados:

Dos 1755 registos identificados, 34 eram elegíveis e os dados estavam disponíveis, maioritariamente com risco baixo a moderado de viés geral. Os programas de treino de reabilitação combinados revelaram-se mais eficientes quando comparados com programas de treino de reabilitação isolados, em vários domínios cognitivos. Uma intervenção de intensidade moderada, duração de 12 semanas, com três sessões semanais, mostrou-se adequada.

Discussão:

Parece que os programas combinados de treino de reabilitação são eficientes para pessoas com AVC, já que alteram as condições neuroplásticas devido à ação sinérgica ou adicional. Investigações futuras devem investigar programas combinados de treino de reabilitação, com follow-up para avaliar quanto tempo duram as melhorias registadas. O protocolo deste estudo está registado no PROSPERO, número CRD42021248533.

Palavras-chave : Acidente vascular cerebral; Exercício físico; Reabilitação cognitiva; Tipo de intervenção; Duração da intervenção.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )