SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Da Guerra e da Paz: os Açores e o AtlânticoO estatuto de Região Ultraperiférica e a sua importância na União Europeia: o caso açoriano índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Political Observer

versão impressa ISSN 2795-4757versão On-line ISSN 2795-4765

Resumo

VITORINO FONTES, Paulo. As relações transatlânticas e a centralidade dos Açores: entre passado e futuro. Political Observer [online]. 2022, vol.18, pp.87-103.  Epub 22-Maio-2023. ISSN 2795-4757.  https://doi.org/10.59071/2795-4765.rpcp2022.18/pp.87-103.

O Arquipélago dos Açores desde muito cedo desempenhou um papel essencial nas relações transatlânticas e, em especial, na relação bilateral de Portugal com os Estados Unidos e da Europa com a América do Norte. A nossa investigação, através de uma análise qualitativa e hermenêutica, pretende fazer um balanço das etapas mais importantes, das dificuldades, das soluções encontradas e dos desafios que se colocam nas relações transatlânticas, explorando a centralidade dos Açores, principalmente ao nível social, económico, científico e político. Projetando o futuro, a par do intenso intercâmbio de pessoas, comunicações e bens que enformam as relações transatlânticas, equacionaremos o papel estratégico que os Açores podem desempenhar, tanto como plataforma científica, como nas novas configurações de segurança do Atlântico, num mundo pós-guerra-fria. Concluiremos com a elucidação do renovado interesse geoestratégico e geopolítico que o arquipélago apresenta.

Palavras-chave : Açores; Estados Unidos; Europa; relações transatlânticas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )