SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 número3Strongyloides stercoralis e a imunossupressão na dermatologiaDermatose cinzenta pediátrica: o que esperar? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Portuguese Journal of Dermatology and Venereology

versão impressa ISSN 2795-501Xversão On-line ISSN 2795-5001

Resumo

CALDEIRA, M. Brito et al. Hepatite sifilítica: uma complicação rara da sífilis secundária. O reporte de um caso. Port J Dermatol Venereol. [online]. 2022, vol.80, n.3, pp.213-216.  Epub 24-Out-2022. ISSN 2795-501X.  https://doi.org/10.24875/pjdv.m22000032.

A sífilis é uma patologia de transmissão sexual causada pelo Treponema pallidum que, quando não tratada, evolui por períodos de atividade e latência. O envolvimento hepático pode ocorrer na sífilis secundária, sendo uma complicação rara, com poucos casos publicados. Um homem de 34 anos, previamente saudável, encontrava-se internado no serviço de Gastroenterologia para investigação de icterícia, hepatite e colestase inexplicadas, com cerca de 2 semanas de evolução. Adicionalmente, tinha placas eritemato-descamativas localizadas no pénis. A pesquisa de testes treponémicos e não-treponémicos foi positiva, pelo que se colocou a hipótese diagnóstica de sífilis secundária com envolvimento hepático. O tratamento com injeção intramuscular de penicilina benzatínica em dose única com subsequente melhoria dos achados cutâneos e laboratoriais corroborou a hipótese prévia. A hepatite sifilítica pode fazer parte do espectro da sífilis secundária. A melhoria clínica e laboratorial após o tratamento com penicilina é uma pista forte para este diagnóstico.

Palavras-chave : Sífilis; Hepatite; Treponema pallidum; Case report.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )