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Análise Social
versão impressa ISSN 0003-2573
Resumo
BROWN, Adam. «Not for sale»? A destruição e a reforma das comunidades futebolísticas na aquisição do Manchester United pelos Glazer . Anál. Social [online]. 2006, n.179, pp.555-582. ISSN 0003-2573.
O presente artigo explora os antecedentes, a cultura futebolística e a oposição por parte de muitos adeptos do Manchester United à aquisição do clube pela família norte-americana Glazer. Situa-se a luta contra o processo de aquisição no contexto de uma série de tendências que marcou a base de adeptos do United: a reafirmação da identidade local entre os apoiantes naturais de Manchester; a formação de diferentes grupos entre os adeptos; a natureza das respectivas comunidades. Analisa-se a incapacidade das organizações de adeptos altamente politizadas para impedirem a aquisição e consequente destruição da comunidade. E, para concluir, traça-se o processo de formação de um novo clube, propriedade dos adeptos - o FC United of Manchester, fundado por apoiantes descontentes e desiludidos do Manchester United -, à luz de diferentes abordagens teóricas ao conceito de «comunidade».
Palavras-chave : Economia do futebol; Futebol; Inglaterra.