Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista Diacrítica
versão impressa ISSN 0807-8967
Resumo
RODRIGUEZ, María Luisa García. Marianela de galdós: um olhar educativo. Diacrítica [online]. 2015, vol.29, n.3, pp.122-142. ISSN 0807-8967.
Apresenta-se uma aproximação à inegável defesa da pedagogia subjacente no romance galdosiano levantado num genuíno cântico à educação, personificando numa rapariga adolescente, Marianela, a razão duma intervenção educativa. Identificam-se facilmente: (1) a caracterização da figura da educadora, que vive um conjunto de valores e assume a responsabilidade do processo; (2) os requisitos da tarefa da educação, atitude determinada, um particular tipo de relação com a pessoa que tem de ser educada, certa bagagem de conhecimentos técnicos e altas doses de otimismo; (3) um determinado estilo de intervenção apoiado no que poderia denominar-se uma pedagogia do olhar, e (4) a atenção à diversidade, valorizando em todos os educandos as suas singularidades articuladas com as suas qualidades pessoais, e reconhecendo a existência das capacidades humanas básicas - sentir, atuar e pensar / conhecer - , mesmo nas pessoas com algum tipo de deficiência.
Palavras-chave : atenção à diversidade; figura da educadora; pedagogia do olhar; pessoas com deficiência.