Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Análise Psicológica
versão impressa ISSN 0870-8231versão On-line ISSN 1646-6020
Resumo
CAMPOS, Luísa; DIAS, Pedro e CRUZ, Matilde. “Apanhados pela pandemia”: Funcionamento social, académico e psicológico de estudantes universitários durante a primeira onda da pandemia por COVID-19. Aná. Psicológica [online]. 2023, vol.41, n.1, pp.41-59. Epub 30-Jun-2023. ISSN 0870-8231. https://doi.org/10.14417/ap.2030.
O presente estudo examinou o funcionamento social, académico e psicológico (ansiedade, depressão e stress), durante o primeiro confinamento devido à COVID-19 (março a julho de 2020), num grupo de estudantes universitários portugueses. Objetivos: (a) caracterizar a perceção de impacto social, académico e psicológico do confinamento; (b) examinar a relação entre o impacto social, académico e psicológico e características sociodemográficas, contextuais e académicas dos participantes; (c) identificar preditores do impacto psicológico do confinamento (sintomas de ansiedade, depressão e stress). A amostra incluiu 247 estudantes que responderam a um questionário sociodemográfico, contextual e académico, bem como às Escalas de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS-21). Os dados foram analisados através do recurso a testes de qui-quadrado, testes-t para amostras independentes e regressões lineares múltiplas. O impacto psicológico negativo foi predito pelo género, níveis de atividade física, problemas de ligação à internet e ciclo de estudos. Este estudo enfatizou a necessidade de promoção do desenvolvimento socioemocional de estudantes universitários “apanhados “pela pandemia por COVID-19.
Palavras-chave : COVID-19; Estudantes universitários; Impacto social; Impacto académico; Impacto psicológico..