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Revista Portuguesa de Saúde Pública
versão impressa ISSN 0870-9025
Resumo
RODRIGUES, Ana; QUEIROS, Ana e PIRES, Carlos. A influência do marketing interno nas atitudes e comportamentos dos colaboradores: aplicação a uma organização de cuidados sociais e de saúde. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2016, vol.34, n.3, pp.292-304. ISSN 0870-9025. https://doi.org/10.1016/j.rpsp.2016.08.001.
Exploramos as relações entre o marketing interno (MI), a satisfação no trabalho, o comprometimento organizacional (CO) e o desempenho profissional. Os dados foram recolhidos através de um questionário aplicado aos colaboradores de uma organização que presta cuidados sociais e de saúde, no norte de Portugal. Usámos a metodologia de análise de modelos de equações estruturais. O MI influencia positivamente a satisfação com a remuneração no trabalho e o CO. A satisfação tem um impacto positivo no comprometimento. O CO influencia positivamente o desempenho. Não existe relação entre o MI e o desempenho. Verifica-se uma relação negativa entre a satisfação com a remuneração no trabalho e o desempenho profissional.
Palavras-chave : Marketing interno; Satisfação no trabalho; Comprometimento organizacional; Desempenho profissional; Cuidados sociais; Cuidados de saúde.