Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Arquivos de Medicina
versão On-line ISSN 2183-2447
Resumo
LOUREIRO, Elizabete; LOURINHO, Isabel e FERREIRA, Maria Amélia. O Dia Aberto da FMUP: Contributo para o Processo de Tomada de Decisão Vocacional dos Alunos do Ensino Secundário . Arq Med [online]. 2007, vol.21, n.3-4, pp.83-88. ISSN 2183-2447.
A transição do ensino secundário para o ensino superior é reconhecida como uma importante fase do ciclo académico, revestindo assim de maior importância o acto de tomada de decisão vocacional. A maioria dos alunos refere que gostaria de receber ajuda para explorar o mundo profissional. Neste sentido, é da responsabilidade das Instituições do Ensino Superior assumir um papel mais activo neste processo. Este trabalho tem, como principal objectivo, apresentar os resultados decorrentes da análise dos questionários de avaliação dos Dias Abertos da FMUP realizados em 2005, 2006 e 2007. Métodos: O Centro de Educação Médica da FMUP através do Gabinete de Apoio ao Estudante, desenvolveu um conjunto de procedimentos conducentes à divulgação do Dia Aberto, acompanhado de um programa estruturado, assegurando o envolvimento efectivo da FMUP, financiamento e avaliação do evento. Resultados: Dos 688 participantes das 29 Instituições do Ensino Secundário que estiveram presentes nos três Dias Abertos da FMUP, foram recebidos 516 questionários (75% de respostas). Conclusões: A análise qualitativa e quantitativa dos resultados obtidos permite concluir que o Dia Aberto constitui uma experiência construtiva e útil no processo de tomada de decisão vocacional, pelo que se deve continuar a realizar este tipo de iniciativa.
Palavras-chave : Dia Aberto FMUP; Gabinete de Apoio ao Estudante FMUP; ensino secundário; decisão vocacional.