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Revista Portuguesa de Educação
versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452
Resumo
GIL, Natália e GRANDO, Luísa. Saberes ensinados, público pretendido e intencionalidades nos primórdios da escola noturna (Rio Grande do Sul, Brasil, 1884-1937). Rev. Port. de Educação [online]. 2023, vol.36, n.1, e23024. Epub 27-Jun-2023. ISSN 0871-9187. https://doi.org/10.21814/rpe.24717.
Este artigo apresenta a análise das menções ao ensino noturno localizadas no jornal A Federação, periódico republicano e abolicionista que circulou no Rio Grande do Sul, Brasil, entre 1884 e 1937. A pesquisa desenvolvida dialoga com outros estudos da História da Educação e mobiliza aportes teóricos da História dos Conceitos, conforme proposta por Koselleck (2006), com vistas a identificar quais as finalidades das aulas oferecidas no período noturno, os saberes ensinados e os públicos aos quais se destinavam. A análise permitiu notar a coexistência de diferentes escopos em um mesmo período, de modo que, em alguns casos, o adjetivo noturno se referia à oferta de cursos de preparação e aperfeiçoamento para o trabalho, tais como escrituração mercantil ou desenho topográfico, enquanto, em outros casos, tratava do ensino elementar destinado a crianças pobres, mulheres, e adultos e meninos(as) trabalhadores(as).
Palavras-chave : Escolas noturnas; Aluno pobre; Escolarização; Imprensa periódica.