Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Sociologia, Problemas e Práticas
versão impressa ISSN 0873-6529
Resumo
OLIVEIRA, Luísa e CARVALHO, Helena. A segmentaçãodo espaço de inovação na indústria portuguesa. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2002, n.39, pp.39-56. ISSN 0873-6529.
A inovação tecnológica como força motriz de um novo padrão de competitividade coloca, como questão central, as relações entre universidade e indústria e a transferibilidade do conhecimento académico. Este texto interroga-se sobre o modo como esta questão se põe na sociedade portuguesa, procurando identificar as múltiplas relações que se tecem, ou não, entre as empresas industriais e as instituições produtoras/tradutoras de conhecimento que caracterizam o nosso sistema de C&T. Partindo do que se designa como paradoxo das relações entre universidade e indústria em Portugal, avança-se com a noção de espaço de inovação e analisa-se a hipótese da segmentação desse espaço, aplicando a análise da homogeneidade e a análise de clusters aos dados recolhidos por um inquérito lançado a empresas industriais.
Palavras-chave : Inovação; universidade e indústria; transferência de conhecimento; espaço de inovação.