SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Governar e classificar em um território camponês: os efeitos sociais na instalação de um projeto hidrelétrico em Huila, ColômbiaCultura, o seu modo de ser: uma proposta de reflexão a partir de Edward Sapir índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Etnográfica

versão impressa ISSN 0873-6561

Resumo

GUERREIRO, Antonio. Imagens do movimento: terra, parentesco e história no Alto Xingu. Etnográfica [online]. 2024, vol.28, n.1, pp.75-98.  Epub 18-Abr-2024. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.15139.

O objetivo deste artigo é compreender como os Kalapalo, um povo falante de língua karib do Alto Xingu (Amazônia meridional), descreve suas relações com suas terras tradicionais em narrativas e depoimentos pessoais sobre sua ocupação da área e deslocamento forçado nos anos 1960. Baseado em narrativas gravadas sobre sua vida no antigo território e o deslocamento subsequente para o que consideram uma “terra de outros/estrangeiros”, discuto como pessoas (humanas e não humanas) são enredadas em e por meio de lugares. Ao trazer ao primeiro plano perspectivas indígenas sobre as relações entre terra e gente, e como estas foram transformadas pela intervenção do Estado brasileiro, este artigo pretende contribuir para o entendimento da territorialidade alto-xinguana, assim como para os debates sobre os conceitos indígenas de “terra” e “posse da terra”.

Palavras-chave : terras indígneas; territorialidade; mapeamento participativo; Amazônia; Alto Xingu; Kalapalo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )