Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista de Enfermagem Referência
versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883
Resumo
PEREIRA, Fernanda Ávila da Costa; CORREIA, Dayse Mary da Silva e MORAES, Érica Brandão de. Aplicação de jogos educativos para avaliação do autocuidado em doentes cardíacos: protocolo de scoping review. Rev. Enf. Ref. [online]. 2021, vol.serV, n.5, e20050. Epub 24-Jun-2021. ISSN 0874-0283. https://doi.org/10.12707/rv20050.
Contexto:
O conhecimento sobre a doença influencia o autocuidado em doentes cardíacos e a aplicação de jogos educativos em saúde constituem uma proposta de coparticipação.
Objetivo:
Mapear jogos educativos destinados a avaliação do comportamento de autocuidado em doentes cardíacos.
Método de revisão:
Trata-se de protocolo de scoping review segundo o método do Joanna Briggs Institute, onde na definição dos participantes, conceito e contexto (PCC), serão incluídos como participantes: doentes cardíacos, sob diferentes doenças cardiovasculares; no conceito: jogos educativos para avaliação do comportamento de autocuidado; e no contexto: estudos realizados a nível ambulatório. E para tal, serão consultadas bases indexadas, como: MEDLINE, CINAHL, LILACS, ERIC, Cochrane Library, JBI Connect e literatura cinzenta. A extração e síntese dos dados serão realizadas por revisores independentes.
Apresentação e interpretação dos resultados:
A narrativa, tabelas e quadros permearão a apresentação e interpretação dos resultados.
Conclusão:
A expetativa é um resultado consolidado sobre jogos educativos para avaliação do comportamento de autocuidado em doentes cardíacos.
Palavras-chave : jogos experimentais; doenças cardiovasculares; doentes cardíacos; autocuidado; enfermagem.